Modelo Coaching 1.0

O Modelo de Coaching 1.0 é uma simplificação extrema daquilo que é o Coaching e um dos modelos mais utilizados pelo Pedro Vieira no seu trabalho enquanto coach.

“Se tu não fizesses mais nada neste curso de Fundamentos de Coaching que não esta lição, já poderias fazer as primeiras simulações de Coaching.”

Este modelo é um excelente ponto de partida para se começar a falar sobre Coaching, e tem sido utilizado e ensinado em inúmeros contextos e com pessoas de diferentes áreas com bastante sucesso.

"Passar de A para B" é uma metáfora que resume eficazmente este modelo pois representa o local onde estamos agora - o Ponto A; o ponto inicial - e o local onde gostaríamos de estar - o Ponto B; o ponto de chegada. Estes dois pontos podem representar um local físico, emocional, mental ou até espiritual, sendo que o Ponto A é o que está a acontecer e o Ponto B é o que gostaríamos que acontecesse.

Como passar de A para B?

Passamos de A para B através de movimento, de ação, de tarefas, de um processo ou de um caminho. Em teoria, existe uma infinidade de caminhos, estratégias e ações para passar de A para B, independentemente de qual seja o Ponto A.

Exemplo:

O meu Ponto A pode ser:

  • o meu peso atual; 
  • o que está a acontecer na minha relação romântica neste momento;
  • o estado atual da minha carreira;
  • a relação com um dos meus filhos;
  • o sítio onde moro.

O Ponto B é um ponto alternativo ao Ponto A que, por alguma razão, achamos preferencial. Existe uma multiplicidade de caminhos e estratégias para passar de um ponto para o outro:

  • Alguns desses caminhos já conhecemos porque já os utilizamos no passado e funcionaram.
  • Outros temos ideia do que poderão ser porque já ouvimos falar de pessoas que o fizeram ou porque imaginamos que poderiam ser caminhos a utilizar.
  • Outros não sabemos ainda quais são e talvez durante o processo de Coaching possamos descobrir, pois o papel do coach é facilitar a exploração dos caminhos que permitem unir o Ponto A ao Ponto B. 

Quando falamos do Modelo de Coaching 1.0, falamos da capacidade do coach ativar um enquadramento mental em que o cliente começa a lidar com este processo através de 3 perguntas simples e diretas:

  1. Onde estou?
  2. Onde quero estar?
  3. Como posso chegar lá?

Se for com outra pessoa será:

  1. Onde estás?
  2. Onde queres estar?
  3. Como podes chegar lá?

Se for com um grupo ou uma equipa será:

  1. Onde estamos?
  2. Onde queremos estar?
  3. Como podemos chegar lá?

A primeira pergunta ajuda a colocar a nossa atenção na nossa realidade, naquilo que está efetivamente a acontecer.

A segunda pergunta remete-nos para um ponto alternativo, um ponto que não está a acontecer e que é preferencial. É a pergunta que nos ajuda a começar a colocar a nossa atenção nas nossas metas, objetivos e intenções.

A terceira pergunta remete-nos para a ação, para a criatividade e para a decisão.

“O Modelo 1.0 é simples e muito poderoso. É simples porque reside na aplicação de apenas 3 perguntas e é muito poderoso porque responder a estas 3 perguntas pode ajudar-nos, literalmente, a transformar a nossa vida.”

Este modelo pode ser utilizado connosco, com as pessoas à nossa volta e com os nossos clientes. Mesmo em situações em que os serviços enquanto coach são requisitados a um nível muito elevado (por exemplo: dentro de uma organização, a trabalhar com a administração de um banco, etc), o Modelo de Coaching 1.0 pode ser a ferramenta de entrada.

Agora é a tua vez…

Explora esta ferramenta altamente prática através dos exercícios que te propomos neste módulo.

  • Exercícios Ponto A
  • Exercícios Ponto B
  • Exercícios Como Chegar Lá

Completar e continuar  
Conversa

0 comentários