Intenção Ecológica e Congruência

Para além do Autocoaching, a segunda coisa muito importante para ativarmos níveis elevados de Congruência, é fazermos uma reflexão séria e profunda sobre quais são as nossas verdadeiras intenções enquanto estudantes de Coaching, ou seja, por que razão queremos estudar e fazer Coaching com outras pessoas.

Podem surgir dois tipos de intenções:

1.Intenções voltadas para o outro

Exemplo:

  • "Quero ajudar."
  • "Quero inspirar."
  • "Quero fazer a diferença na vida do outro."

2.Intenções voltadas para nós enquanto coaches

Exemplo:

  • "Quero ser reconhecido."
  • "Quero ganhar dinheiro."
  • "Quero ganhar exposição."
  • "Quero ter uma profissão."

Para sermos verdadeiramente congruentes enquanto coaches, ao colocarmos estes dois tipos de intenções nos pratos de uma balança, é importante que as intenções voltadas para o outro sejam pelo menos tão fortes quanto aquelas que têm mais a ver connosco

Caso contrário, vamos entrar rapidamente em situações de incongruência.

Quando aquilo que mais queremos é ser reconhecido, ganhar dinheiro, obter algum tipo de vantagem pessoal, mais cedo ou mais tarde, isso vai gerar problemas, entraves ou limitações no processo de Coaching. 

Por isso, este é um bom momento para fazermos uma reflexão séria e profunda. Podemos fazer uma pausa, agarrar numa folha de papel e responder às seguintes perguntas:

  • O que é que eu quero realmente?
  • Qual a verdadeira razão / quais as verdadeiras razões para estudar Coaching? 

Dessa forma, será possível percebermos se estamos preparados para definir intenções ecológicas.

O que é a Ecologia?

Quando falamos em Ecologia no desenvolvimento pessoal, estamos a referir-nos ao estudo do impacto das nossas ações, decisões e comportamentos sobre a vida dos outros e sobre o sistema de uma forma global.

Neste sentido, podemos dizer que somos um coach com intenções altamente ecológicas se, quando olhamos para as nossas intenções, entendemos que elas vão claramente criar um impacto positivo na vida dos outros. Mesmo que criem um  impacto positivo na nossa vida também, o principal foco deverá estar naquilo que conseguimos operar do outro lado, sendo os nossos benefícios próprios um resultado marginal. 

Exemplo:

Eu posso ganhar dinheiro enquanto coach porque estou a proporcionar tanto crescimento, aprendizagem e ajuda ao outro que isso surge como um resultado marginal.

Podemos dizer que as nossas intenções não são ecológicas quando olhamos para o Coaching apenas e só como um meio para obtermos alguma coisa para nós: para ganhar dinheiro, para obter reconhecimento, para ganhar exposição, para nos sentirmos bem, etc. Nesse momento, deixamos de ser ecológicos porque aquilo que se está a tornar relevante no processo somos nós enquanto coaches.

“No meu modelo de Coaching, o mais importante é facilitar um processo através do qual o meu cliente consegue explorar caminhos entre o sítio onde está e o sítio onde gostaria de estar.” 

Se, de repente, a nossa grande intenção fosse ter um benefício próprio, haveria um entrave muito grande ao processo de Coaching e isso, mais cedo ou mais tarde, resultaria em incongruência. 

Exemplo:

  • Na hora de ajudar o meu cliente a avançar no seu processo de Coaching, eu vou questionar-me: “O que eu ganho com isto?”; “O que me daria um maior ganho neste momento?”
  • No momento em que eu percebo que o meu cliente pode resolver o seu problema aqui e agora, vou pensar: “O ideal seria não resolver isso agora para poder ter mais sessões, para ganhar mais dinheiro.”
  • No momento em que o meu cliente está a preparar-se para sozinho ter um insight, ter uma descoberta e avançar com uma solução, vou pensar: “Ele assim não percebe que isto só aconteceu por minha causa. Deixa-me fazer uma série de perguntas para ele ligar a solução a mim e ao tempo que estamos a passar juntos.”

Agora é a tua vez…

Reflete sobre as tuas verdadeiras intenções e, se for necessário, trabalha sobre elas para garantir que o papel que vais desempenhar a partir de agora enquanto coach, mesmo que seja apenas em Coaching Informal, é altamente ecológico.

Está na hora de estudar a tua ecologia enquanto coach!

“Autocoaching, sempre!”

Completar e continuar  
Conversa

1 comentários